Quem Somos

Quem Somos

CONSELHO DELIBERATIVO

NÁGILA GUIMARÃES – PRESIDENTA

Possui vasta experiência como empreendedora cultural, atuando desde 2001 na produção de festivais de cinema como Sundance Film Festival (2002), Miami International Film Festival (2003-2008) e Abu Dhabi Film Festival (2008-2012). Em 2013 co fundou a WIFT Brasil – Women in Film & Television. Atuou como curadora e produtora independente da Mostra Mulheres Árabes – Cinema & Poesia (2021), da Mostra de Cinema Árabe realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte nos anos de 2011 e 2012, da “Mostra Cinema Georgiano: Um Século de Cinema”, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil (2009) e “Mostra Cinema Brasileiro”, realizada em Lima, Peru (2003). Cursou Economia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Comércio Exterior na UCLA, Los Angeles, Produção de Vídeo e Distribuição, na New School for Social Research, em Nova York. Integrou o Conselho Consultivo do Geena Davis Institute para a realização do simpósio ‘Gender in Media’, São Paulo, 2016.

VALERIA SORRENTINO – VICE-PRESIDENTA

Desde 1998, tem participado em diversas áreas da indústria cinematográfica como distribuição, exibição, co-produção, produção de Festivais de Cinema e participação ativa em Festivais Internacionais tanto como distribuidora como como programadora de festivais. De 2004 a 2010 nos Estados Unidos, foi Diretora de Operações do MIFF – Miami International Film Festival. Em 2012, integrou a Casa Daros – Museu de Arte Privada Latino-Americana Contemporânea onde foi responsável pela comunicação e eventos culturais desde a sua abertura e primeiro ano de programação cultural. Em 2013, cofundou WIFT Brasil, primeira filial da rede global na América do Sul Valéria desde então fez parte de Grandes Eventos Internacionais como Rock in Rio; Rock in Rio – Madrid, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Jogos Pan-americanos Lima 2019, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 tendo a oportunidade de trabalhar em diferentes países e promover conexões com as mais diversas experiências culturais. Desde 2019, Valeria mora em Zurique como parte da FIFA.

ANITA BARBOSA – SECRETARIA

Dirigiu séries de TV Os Figuras (2011-Multishow), De Cabelo em Pé (2011-Multishow), Se Eu Fosse Você – A Série – 2ª temporada (FOX-2015). Em 2016 dirigiu seu primeiro longametragem, “Amor.com”, estrelado por Isis Valeverde. O filme foi lançado simultaneamente no Brasil e em mais de 190 países pela Netflix. Atuou como Diretora assistente do primeiro longa-metragem live-action em 3D do Brasil, a comédia Se Puder…Dirija! (2013) e em diversos longas: Divã a 2(2015), Eu Fico Loko(2016), Tudo Por um Pop Star(2018), Crô em Família(2018), Cinderela Pop (2019), Os Parças 2(2019) Ricos de Amor(2019) e Diários de Intercâmbio (2020). Anita Barbosa trabalhou como Assistente de Direção em grandes produções brasileiras de sucesso, incluindo: Se eu Fosse Você (2006), Primo Basílio (2007), Se Eu Fosse Você 2(2009), Divã(2009), Chico Xavier (2010), De Pernas pro Ar (2010), Assalto ao Banco Central (2011), Confissões de Adolescente: O Filme(2013), SOS Mulheres ao Mar 1 e 2

IRINA NEVES – DIRETORA TESOUREIRA

Produtora audiovisual, atua na área audiovisual há mais de 18 anos, trabalhou em diversos segmentos do mercado do entretenimento como captação, produção e distribuição de longas metragem. Com passagem por diversas produtoras onde contribui com importantes projetos tais como “Ricos de Amor”, “Se eu Fosse Você”, “Assalto ao Banco Central”, “Se Puder Dirija”. Foi responsável pela criação da primeira empresa de distribuição de conteúdo audiovisual em mídias digitais – CineMobile –  onde atuou como diretora executiva. Durante este trabalho a empresa representou os principais estúdios do mundo junto as empresas de telefonia móvel no Brasil, América Latina e América Central, tais como Disney, DreamWorks, Fox, Paramount, dentre outras. Hoje atua na produção de diversas obras audiovisuais como “Veneza”, “SOS Mulheres ao Mar” – Universal Pictures, “Ricos de Amor” para a NETFLIX e “Diários de Intercâmbio” – Paris / Warner, dentre outras e séries e filmes para a TV.

CONSELHO CONSULTIVO

ANA CECILIA SPRINGEFELDT

Co-fundadora da Civetta Entretenimento, Executiva especializada em aquisição, financiamento, desenvolvimento e planejamento estratégico de projetos de economia criativa, com foco em audiovisual, com mais de 22 anos de experiência profissional. Graduada em Comunicação Social com especialização em Publicidade pela PUC-Rio (1996), fluente em inglês, francês e italiano, viveu em Los Angeles, (EUA), Lisboa (Portugal), Feltre (Itália) e Paris (França). Com experiência nos setores público e privado, trabalhou como assessora da Diretoria na ANCINE e na RIOFILME e em cargos de gerência nas produtoras DILER & ASSOCIADOS, TOTAL FILMES e LUMINOSIDADE. Desde 2014, atua como consultora de aquisição, financiamento, desenvolvimento, produção e planejamento estratégico de projetos audiovisuais para a Cinema, TV e outras plataformas e na elaboração e produção de programas de desenvolvimento de competências em audiovisual.  Principais clientes: SEBRAE RJ, OMELETE & CO, maior empresa de entretenimento do Brasil, realizadora da GAME XP e CCXP, CANADA MEDIA FUND, fundo de investimento em mídia com sede no Canadá, ESCOLA DE SÉRIES, programa de capacitação de criadores e executivos, WISE ENTERTAINMENT, estúdio audiovisual com sede em Los Angeles, e JANGADA, plataforma de difusão do audiovisual brasileiro no exterior, realizadora dos Festivais de Cinema Brasileiro de Paris, Toronto e Montreal.

DEBORA IVANOV

Foi sócia e produtora da Gullane Entretenimento S/A realizando mais de 50 obras entre séries e filmes, que conquistaram mais de 200 prêmios nos principais festivais do Brasil e do mundo; foi diretora executiva do Sindicato da Industria do Audiovisual de São Paulo e diretora da Agência Nacional de Cinema. Fundou e foi diretora executiva do Instituto Querô, escola de audiovisual sem fins lucrativos, dedicada a jovens em situação de risco social. Ativista da pauta feminina, fundou o grupo +Mulheres, Lideranças no Audiovisual Brasileiro.

GRACIELA GUARANI

Pertencente à nação Guarani Kaiowá, Graciela é produtora cultural, comunicadora, cineasta, curadora de cinema e formadora em audiovisual. Uma das mulheres indígenas pioneiras em produções originais audiovisuais no cenário Brasileiro, tem um currículo que inclui direção e roteiro em 8 curtas metragens, uma série de vídeos cartas “Nhemongueta Cunha Mbaraete “ (IMS/RJ),co-direcao no longa My Blood is Red (Needs Must Film),  formadora no Curso Mulheres Indígenas e Novas Mídias Sociais- da Invisibilidade ao acesso aos direitos pela @onumulheresbr  e TJ/MS – MS 2019, Cineasta facilitadora na Oficina de Cinema – Ocupar a Tela: Mulheres, Terra e Movimento pelo IMS e Museu do Índio – RJ 2019, Convidada como debatedora da Mesa redonda Internacional de Mulheres na Mídia e no Cinema na 70a. Berlinale – Berlin International Film Festival 2020 @berlinale

HANA DE OLIVEIRA

Diretora cinematográfica, DRT 0006471/SP. Formada em direção cinematográfica na Academia Internacional de Cinema e Comunicação Institucional na Faculdade Sumaré. Dirigiu seu primeiro curta-metragem em 2005 “Terra do Alegre” premiado melhor filme pela Academia Internacional de Cinema. Na sua filmografia em direção, tem mais de 20 curtas no gênero ficção. Entre eles estão: “Ordinária Quarentena” premiado na Mostra CineMulti Itacaré- BA /2021, esteve presente também na Mostra Cine Éden Salvador-BA /2020 e exibição na TVE, “Assim Seja” premiado no Festival de Curtas de Jundiaí-SP/ 2018, “Devoção” na Mostra Praia da Tocha/Portugal 2017 e “Não Sou Você” Mostra Cine Multi Itacaré-BA 2014. Foi também Assessora de Comunicação para as escolas cinema: Academia Internacional de Cinema e Studio Fátima Toledo entre os anos de 2004 a 2013. Em 2006 a 2008 desenvolveu projeto piloto para o setor audiovisual que hoje chama TV Estadão no portal do Jornal O Estado de São Paulo. Fez parte da comissão julgadora para projetos de longa-metragem no Edital PROAC – Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo nos anos 2019 /2020. Atualmente segue produzindo e dirigindo projetos com a sua produtora independente Durva Filmes.

PAULA PRETTA

Atriz, diretora, poeta, cantora, compositora e produtora.  Formada a 27 anos.  2005 a 2015 – Produtora e diretora de casting da O2 filmes. Poeta, recebeu o primeiro do sarau da Cooperifa https://www.imdb.com/name/nm1564321/. Longas Trago Comigo. Direção de Tata Amaral; É proibido fumar. Direção de Anna Muylaert; As melhores coisas do mundo. Direção de Lais Bodansky; O quanto dura o Amor. Direção de Roberto Moreira;

VERONICA MARQUES

Designer de experiências e conteúdos, remixadora criativa e consultora de Comunicação, Marketing e Inovação. Há quase vinte anos, atua na realização de ações estratégicas para marcas e causas. É professora de Criatividade, Inovação e Economia Criativa e co-coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da ESPM. Integra ainda o Laboratório de Economia Criativa (LEC) e é parte da equipe executiva do Think Tank CRIO, ambos na ESPM Rio. É professora-tutora de Marketing, Criatividade e Inovação na Unicarioca. Mestre em Economia Criativa pela ESPM (2018). Tem Pós-MBA em Comunicação e Marketing Digital pela FGV (2012) e foi a única brasileira integrante do “Bridge Builders Cohort: curso de liderança para mulheres” (2011) da WFN (EUA). Conta com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e é pós-graduada em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial pela UniverCidade (2004). Tem extensão em Comunicação Corporativa e Gerenciamento de Crise pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e graduação em Jornalismo pela Universidade Gama Filho (2002).

EQUIPE

ANA CLÁUDIA MARTINS – DIRETORA EXECUTIVA

Bibliotecária, especialista em gestão da informação, pesquisadora e produtora cultural. Atuou em organização de acervos voltado para temática de gênero, foi uma das personagens do documentário “Imagem mulher”. Há oito anos faz parte da equipe WIFT Brasil. 2021 foi coordenadora de produção da Mostra Mulheres Árabes, Cinema & Poesia”. 2020 participou da produção de dois painéis na 1ª Conferência Internacional de Inclusão no Audiovisual – Carla. 2016 – membra do Conselho Consultivo do Geena Davis Institute para a realização do simpósio “Gender in Media” no Brasil. Idealizadora e produtora do programa Tamo Junta – WIFT, encontros bimestrais, sempre com convidadas que atuam no audiovisual para falar de sua profissão e do mercado de trabalho. A proposta é que as convidadas tragam relatos sobre suas carreiras e ajudem a promover uma troca de experiências com o público. Projeto em andamento. 2014 a 2015 – produtora do “Elas na Tela – WIFT”, projeto que consiste em exibições de filmes que tenham a mulher como tema e/ou filmes produzidos por mulheres.

MARISTELA SANCHES BIZARRO – DIRETORA DE PROGRAMAS

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), da FFLCH – USP, estuda as personagens femininas no romance brasileiro da década de 30. Docente na Faculdade de Comunicação do FIAM FAAM Centro Universitário, coordenou o NUGE – Núcleo de Estudos de Gêneros e Sexualidade da instituição entre os anos de 2015 e 2017. Cineasta, com experiência na produção e direção de obras audiovisuais, com ênfase no documentário, em 2011 dirigiu o média-metragem “Imagem Mulher”, cuja ênfase recai na representação feminina na mídia. Produtora cultural desenvolve projetos voltados à difusão de obras audiovisuais: exibições em cineclubes, mostras e festivais de cinema. Entre os anos de 2008 e 2011, coordenou o Cinemulher, um cineclube voltado à produção audiovisual feita por mulheres e/ou sobre as mulheres. É co-fundadora da WIFT Brasil, na qual implementa projetos de promoção do trabalho feminino no cinema. Entre eles, destacam-se o programa de mentoria para jovens realizadora; a curadoria da programação feminina na 5ª. Mostra de Cinema Mundo Árabe, em parceria com o Instituto Icarabe; a produção e curadoria do I Simpósio Global sobre Gênero e Mídia, em parceira com o Google e o Instituto Geena Davis, maior centro de pesquisa sobre gênero e mídia no mundo. Atualmente desenvolve roteiro para seu primeiro longa-metragem.

NINA RODRIGUES – DIRETORA DE COMUNICAÇÃO

Nina Rodrigues é jornalista com 30 anos de experiência profissional. É também curadora de cinema, diretora, roteirista e produtora. Rodou em Cuba quatro curtas metragens documentais – Flujo, Metiendo el pecho, Cartas a la hermana e (A)Mar; fez a direção de produção do longa-metragem Servidão, documentário sobre a escravidão contemporânea no Brasil, dirigido pelo cineasta Renato Barbieri; realizou pesquisa e argumento para os longas metragens documentais De Longe Toda Terra É Azul, de Neto Borges, e Ventos Pará, de Renato Barbieri. Desde 2017, é curadora do Festival Taguatinga de Cinema, o mais antigo da periferia de Brasília. Em 2020, fez a curadoria do Motriz – Festival de Cinema de Planaltina. Produziu o Projeto de Descentralização do Festival de Cinema de Brasília em 2018. Ministra em escolas públicas do Distrito Federal oficinas de documentário, oferecendo aos alunos uma vivência artística de sensibilização dos corpos para a percepção da autoimagem e a construção de alteridade a partir do Cinema e da Fotografia. Em sua trajetória como jornalista, chefiou a sucursal da Rede Record em Brasília, foi editora de telejornais da TV Globo, do SBT e afiliadas, gerente de conteúdo de sites e mídias sociais. Hoje é responsável pela comunicação da Coalizão Ciência e Sociedade, uma organização formada pelos mais prestigiosos cientistas ambientais do Brasil.

RASHIMI LAMBA – CONSULTORA INTERNACIONAL

 Profissional de multimídia versátil e criativa com diversas habilidades e experiência de mais de trinta anos em todos os aspectos da produção cinematográfica e televisiva, publicidade, comunicação social e corporativa. O seu portfólio inclui documentários, séries de televisão, infotainment, notícias, comerciais, serviço público e filmes corporativos. Viveu em vários países, ocupou cargos de destaque em empresas internacionais de cinema, redes de televisão e criou suas próprias empresas de produção na Índia, nos Emirados Árabes Unidos e no Canadá. Seu documentário, ‘Begumpura’ (The Wives Colony), encomendado durante Hot Docs pela OMNI-Rogers Media, foi exibido repetidamente na rede de transmissão em todo o Canadá. Atuou também em festivais internacionais de cinema em Toronto, Dubai, Abu Dhabi, em diversas capacidades como Gerente da Indústria, Produtor de Festival e Júri. Na Índia, como diretora de festival e liderou a primeira edição do FICCI FLO Film Festival com tema sobre emponderamento feminino e sensibilidade ao gênero, realizada em parceria com a UN Women e o Geena Davis Institute for Gender in Media. Iniciou e gerenciou o MAMI – Mumbai Film Mart para promover filmes indianos em territórios não tradicionais e MIFF HUB como uma plataforma B2B para documentários, curtas e filmes de animação na Films Division of India – Mumbai International Film Festival. Desde 2006, é membro da WIFT Toronto e foi designada Produtora Associada para cobrir a Cúpula Global WIFT realizada em 2007. Inspirada pelos notáveis programas WIFT, Rashmi iniciou o lançamento do WIFT nos Emirados Árabes Unidos e WIFT Mumbai, Índia e WIFT Brasil