Filmes de Annemarie Jacir

WAJIB – Um Convite de Casamento – ficção – 2018 – 96 min. Elenco:  Mahmmad Bakri, Saleh Bakri e Maria Zreik.

 

Abu Shadi é um pai divorciado e professor de colégio com sessenta e poucos anos, que mora em Nazaré. Após o casamento de sua filha que ocorrerá dentro de um mês, Abu Shadi irá morar sozinho. Shadi, seu filho arquiteto, chega de Roma após anos no exterior para ajudar o pai a entregar os convites do casamento em mãos, de acordo com o costume local palestino. Conforme passam o dia juntos, os detalhes tensos da relação emergem e desafiam suas vidas frágeis e muito distintas.

Quando vi você – ficção – 2012 -1h 38 min. Elenco Mahmoud Asfa, Ruba Blal e Saleh Bakri.

 

Em 1967, o caos da guerra separa o menino Tarek de seu pai. Ele vai para um acampamento de refugiados na fronteira da Palestina com a Jordânia junto com sua mãe. A adaptação não é fácil, mas na inocência encontra a esperança.

Elenco Mahmoud Asfa, Ruba Blal e Saleh Bakri.

Sal desse mar – Ficção – 2008 – 1h 49 min. Elenco: Suheir Hammad e  Saleh Bakri.

 

Soraya, 28 anos, sempre viveu em Nova York. Ela decide ir à Palestina, de onde sua família saiu para o exílio em 1948. Ao chegar, ela tenta recuperar as economias do avô. Diante da recusa do banco, Soraya resolve tomar as rédeas da sua vida.

Jornada Impossível – ficção – 2003 – 17 min.Elenco: Reem Abu-Sbaih, Ashraf Abu Moch e Rami Mussalem.

 

Em uma paisagem agora interrompida por postos de controle militares, um grupo de artistas palestinos cruza fronteiras emocionais e políticas enquanto tenta chegar a Jerusalém.

Poema visual e narrativa, “Jornada Impossível” ironicamente questiona a responsabilidade artística e política da produção audiovisual, ao mesmo tempo em que aborda a fragmentação de um povo. Primeiro curta palestino da seleção oficial no Festival de Cannes, finalista nacional para seleção do Oscar e vencedor de mais de 15 prêmios incluindo melhor filme no Festival Internacional de Filmes de Chicago, IFP/New York, Instituto do Mundo Arabe, e Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.

Algumas migalhas para os pássaros– doc – 2005 – 28 min.

 

Ruwayshed é o último vilarejo da Jordânia antes da fronteira com o Iraque. É terra de ninguém. Este pequeno documentário oferece uma visão sobre a vida de algumas pessoas que lá vivem.

Filmes de Nujoom Al-Ghanem

Ferramentas afiadas – doc – 2017 -1h 24min.

 

Hassan Sharif, o fundador do movimento de arte conceitual nos Emirados Árabes Unidos e o artista mais original, influente e polêmico da região, expressa as razões por trás da escolha de sua nova e diferente onda de arte em uma época que não estava pronta para as revoluções da arte. Sua filosofia ficou envolvida em seu trabalho assim como outro aspecto que será desdobrado pela primeira vez neste filme.

Próximo do céu – doc – 2014 – 84 min.

 

Fatima Ali Al Hamel é a primeira proprietária de camelos dos Emirados a participar presencialmente do Camel Beauty Pageant Competitions (Desfile Competitivo de Beleza de Camelos). Também é a primeira mulher a entrar em Leilões de Camelos nos Emirados Árabes. Apesar das dificuldades e dos desafios com os quais se depara, enquanto tenta se mostrar capaz em um meio predominantemente masculino, seu desejo de vencer continua sendo a única compensação para superar suas falhas. A história de Fatima retrata sua jornada como criança, mãe e mulher de negócios. O filme revela o caminho que ela escolheu incluindo os desafios.

Vermelho, azul e amarelo – doc – 2013 – 92 min

 

Um documentário gira em torno de uma conhecida artista dos Emirados, Najat Makki. Sua jornada começa como uma história pessoal e acabou sendo a história de muitas mulheres que lutam para realizar seus sonhos em uma sociedade muito conservadora

Mel, chuva & poeira  – doc – 2016 – 86 min.

 

Os caçadores de mel Aisha e Ghareeb percorrem as montanhas do norte dos  Emirados Árabes Unidos em busca de abelhas selvagens, enfrentam as dificuldades do dia a dia e se dedicam às suas próprias preocupações. Já as abelhas também estão ocupadas com as mudanças climáticas, os desafios da sobrevivência e a produção de mel. Involuntariamente, as abelhas tornaram-se parte integrante da vida humana que delas depende. Eles são responsáveis por seu sustento, e às vezes em quantidades abundantes. No entanto, até que ponto as abelhas podem continuar fornecendo generosamente?

Amal – doc – 2011 – 87 min.

 

Amal chega aos Emirados Árabes cheia de sonhos e com a garantia de um ano de contrato em um projeto para a TV. Depois do primeiro ano, ela se vê incapaz de realizar minimamente os seus planos. E para atingir seus objetivos, ela vai de um emprego a outro, até se render à passagem do tempo. Ela também se dá conta que, independentemente de sua vida artística rica em seu país, a Síria, suas responsabilidades de trabalho nos Emirados Árabes a colocam em uma situação à margem da vida cultural e artística. Isso faz parecer que ela foi esquecida. À medida em que enfrenta esse e outros desafios, Amal chega ao ponto em que precisa fazer uma escolha: ficar ou ir embora.

MACP_barra-de-marcas2